Marcenaria fundo de quintal

Marcenaria fundo de quintal

Dimas Goiano- Youtube: dimasgoiano/ Insatgram: @dimasgoiano_marcenaria_hobby

Sou Dimas Guimarães Duarte, nascido em Goiânia, pai de três filhos e casado há mais de 40 anos.

A marcenaria está inserida no meu DNA, começou com a referência familiar e foi florescendo com o passar dos anos. Apesar de ter uma jornada profissional que não estava relacionada à carpintaria, sempre me senti conectado com as atividades manuais, especialmente na área de restauração de objetos.

No início, em 2011, eram poucas ferramentas e muita vontade de combater a ociosidade que veio com a aposentadoria. Fui trabalhando em pequenos móveis para atender às necessidades familiares, buscando referências em vídeos do Youtube, a princípio em canais internacionais, já que na época não havia tantas opções nacionais como atualmente.

Como bom imediatista, trabalhava horas a fio, de maneira improvisada no meu próprio quintal, pulando de sombra em sombra, tentando driblar o calor absurdo da cidade de Cuiabá. Na ânsia de terminar os projetos, virava noites, trabalhando madrugada adentro. Essa paixão se tornou tão avassaladora, que minha oficina foi construída antes mesmo da minha casa, e foi nela que confeccionei todos os móveis e adereços que hoje adornam meu lar.

Inevitavelmente, me encantei com a produção de máquinas e ferramentas caseiras, fui melhorando a oficina, ajudando a família e fazendo móveis para a demanda familiar que vinha aumentando.

Com o intuito de compartilhar a satisfação pessoal que alcancei com a boa execução dos projetos, criei o meu canal no youtube e acabei recebendo um feedback muito positivo, confesso, acima do esperado. Aquelas histórias de trajetórias que foram mudadas, inspiradas nos projetos que compartilhei funcionavam como uma alavanca para novas produções.

Com isso, despertei para a responsabilidade de mostrar a segurança na execução dos trabalhos, e para a importância de responder ao público. Assoviando e chupando cana ao mesmo tempo, acabei virando uma espécie de assessor de outros iniciantes e hobbistas, fazendo amizades em vários estados do Brasil, de fãs que me procuram em busca de dicas e orientações. A comunidade da serragem abriu um leque de novas amizades, unidas pela paixão marceneira e, a cada participação em encontros, aumenta a sensação de pertencimento, como uma espécie de segunda família.

É imensurável a sensação de dever cumprido que o reconhecimento e gratidão demonstrados pela audiência que acompanha os meus compartilhamentos. Difundir esse conhecimento é  o principal objetivo desde o início dos meus vídeos. E é isso que me inspira a continuar gravando, a possibilidade de ajudar outras pessoas a mudar a sua trajetória de vida.

A maior parte das peças que confecciono é doada, por ser um hobby, é uma satisfação presentar as pessoas, uma maneira de retornar o dom que recebi de Deus… Existe muito amor envolvido na criação dos móveis, mas não se engane, fico chateado quando verifico que alguma peça não está sendo bem cuidada.

Esse amor pelas peças me levou ao caminho da restauração, acho mágico trabalhar na reconstrução e reciclagem de materiais. Assim como apoio sempre que posso trabalhos voltados à caridade, como a confecção e doação de brinquedos, que muitas vezes são enviados ao continente africano, ou disponibilizadas a um amigo que é palhaço de hospital, para entreter as pessoas em situações de extrema vulnerabilidade.

 

 

Aos amigos iniciantes deixo o conselho: O primeiro passo é se disponibilizar a fazer, não tenha medo de errar, o aprimoramento vem com a prática e a busca pelo conhecimento. Fiquem atentos à segurança, os móveis têm conserto, mas os danos físicos oriundos de um descuido podem ser permanentes. Por isso, muita atenção e pouca pressa. Aprenda a manusear as máquinas, mantenha a segurança e refaça quantas vezes forem necessárias.

A Oficina deve ser um local de paz, de satisfação pessoal, onde nós compartilhamos o dom da criação Divina e, com isso (e muita segurança), certamente você alcançará essa satisfação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Nós usamos cookies para oferecer aos nossos usuários a melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você aceita o uso dos cookies.
ACEITO